Foto/crédito: Andre Kuipers - NASA/ESA
Uma enorme formação circular, em tons de cobre, foi capturada pelas lentes de um fotógrafo, ”sobre a África Ocidental”. A cena hipnotizante desta foto foi tirada por um astronauta a bordo da Estação Espacial Internacional (ISS). O astronauta holandês Andre Kuipers tirou esta foto hipnótica, de uma estrutura chamada de “Richat”, na Mauritânia, quando a estação espacial sobrevoava o deserto do Saara, na costa atlântica da África Ocidental. A erosão de diversas camadas rochosas dá forma e caracteriza esta estranha formação anelar, que compõem uma estrutura em expansão, mas a origem da estrutura “Richat” permanece um grande mistério para os geólogos.
A foto foi tirada em sete de março, com uma câmera Nikon D2Xs – informaram os funcionários da Agência Espacial Europeia. Durante os longos meses de passagens a bordo da Estação Espacial Internacional, os astronautas muitas vezes realizam observações e registros fotográficos da Terra para a ciência e sensibilização pública.
Veja mais fotos:
A Estrutura Richat, Mauritânia
Essa espetacular formação na Mauritânia fica na parte sudoeste do deserto do Saara. É tão grande que é visível do espaço, com um diâmetro de 30 milhas. Anteriormente, achava-se que a formação foi causada pelo impacto de um meteorito que caíra na região, mas agora concluiu-se que é resultado de erosão. A causa exata de seu formato circular ainda é um mistério.
Editado por Akira
Fonte: Fox News – Science
Muito boa a reportagem, porém mais um mistério a ser explicado.
ResponderExcluir