sábado, 9 de junho de 2012

O Novo Mundo




 Observei que alguns websites divulgaram a informação de que a empresa privada holandesa, Mars One planeja até 2023 instalar uma colonia em nosso planeta vizinho, Marte.


 O 1º passo será em 2016 lançar um satélite de comunicações, para só então em 2018 ser finalmente determinado o local apropriado para a instalação da colonia. Pretende-se que até 2020 todo material necessário ao projeto seja enviado, para que em 2022 quatro astronautas responsáveis pela construção decolem rumo a Marte.


Meu comentário.

Esta será uma experiência bem interessante para todos, pois teremos (a humanidade) a oportunidade de novamente presenciarmos um processo de exploração. Mas a postagem não se refere a colonização?
Vou responder. Quem não lembra de ter estudado ou até mesmo pesquisado sobre a descoberta e exploração/colonização das Américas, o chamado novo mundo? Seria uma excelente oportunidade de se rever a falha Eurocentrismo (quando toda a população nativa americana foi dizimado por ter sido considerada uma cultura inferior). Seria a hora de provar que uma nova colonização, agora em Marte não seria apenas por interesse em minérios. Que não seria apenas uma corrida de quem chegar primeiro marcar seu território. Seria a hora de provar que se encontrada alguma cultura, esta não seria destruída (cultura: sinais de vida ou só apenas vestígios dela).

Hoje os estudiosos (historiadores, arqueólogos e pesquisadores) sabem que se não fosse por interferência da cultura europeia, que se não fosse por esse holocausto das colonizações responsáveis pela morte de mais de 20 milhões de nativos americanos (o holocausto nos anos 40 mataram 6 milhões de judeus), hoje a América seria uma nação de uma cultura desenvolvida de uma forma e concepção inimagináveis. Todos concordam que os vestígios mostram sinais de desenvolvimento avançado em muitos aspectos, e assim mesmo os colonizadores dizimaram tudo, e que hoje somos uma ramificação dos invasores que daqui expulsaram seus donos.

Na realidade quero somente chamar a atenção de todos para uma reflexão de quais os motivos que levam uma nação a colonizar novas terras.

Os motivos do passado ainda são os mesmos de hoje? 

Os conflitos por essas novas terras eclodirão como antigamente? Como ocorrem ainda hoje.

Explorar e colonizar o planeta vizinho é algo que considero bom, sábio e talvez necessário, porém, mais necessário ainda é evitar todos os erros, conflitos e o egocentrismo que mancharam o passado, aquele que se prefere esquecer ou fingir que não existiu, para não se constranger.



Por Akira




Um comentário:

  1. Para o ser humano colonizar outro planeta precisaria de motores wrap (que viajam á velocidade da luz) e esses motores são tecnologias ET, façeis de se produzir. Trata-se de uma fusão de matérias que são utilizadas para propulsão.

    Existe parte dessas materias na terra, mas a mais importante não. Essa teremos de trocar ou mesmo pedir a ET's para podermos fabricar nossos proprios fogueres espaciais.

    Hoje em dia, no espaço o homem demora meses a chegar a marte, enquanto que os ET's demoram segundos a passar de uma ponta do universo á outra, (e ainda param pelo caminho para se aliviarem).

    ET's citaram: ''O homem apenas poderá viajar pelo espaço em segurança e com rapidez, quando parar de ser invejoso, ai sim, vos ajudaremos a prosseguir. Como esse dia nunca chegará, voces apenas nos contactarão quando Nós quisermos!''

    ResponderExcluir