sábado, 2 de junho de 2012

Retomada dos Trabalhos e Ultimas Novidades




 Pedimos desculpas a todos os que nos acompanham, passamos por problemas técnicos nas duas ultimas semanas. Agora que conseguimos restabelecer nosso serviço aproveitamos e convidamos todos a darem uma olhada nas ultimas novidades.

Akira




Ao vivo: trânsito de Vênus é espetáculo astronômico do século


No dia 5 de junho, o céu será palco de um raro fenômeno celeste que nenhum ser humano vivo poderá presenciar outra vez. Trata-se do trânsito de Vênus, um momento muito especial em que o brilhante planeta cruzará o disco solar. Tão raro que o próximo só vai acontecer em 2117.

Os trânsitos de Vênus são muito raros e acontecem em pares separados por mais de 100 anos. O evento dessa terça-feira é o par do trânsito ocorrido em 2004 e o próximo par será daqui a 105 anos.
O trânsito de 2012 terá cerca de 7 horas de duração e terá início 22h09 UTC, ou 19h09 pelo horário de Brasília. O fim do evento ocorrerá às 04h49 UTC ou 01h49 BRT do dia 6.



Locais para ver
A passagem de Vênus na frente do Sol poderá ser acompanhada por observadores em sete continentes. No Brasil, o evento só poderá ser visto parcialmente em algumas localidades do extremo oeste do Acre e Amazonas e mesmo assim apenas durante alguns minutos. O motivo é que na maior parte do país o Sol estará abaixo do horizonte quando o trânsito começar.

Cruzeiro do Sul, no Acre, é a cidade que mais será favorecida. No dia 5 de junho o Sol se põe às 18h40 pelo horário local, ou as 22h40 UTC. Como o trânsito começa as 22h09 UTC, os observadores daquela cidade poderão ver o evento durante cerca de 31 minutos. No entanto, a observação será limitada a uma fração do trânsito e Vênus será visível apenas na borda da estrela. Em seguida o Sol se põe.
Na América do Sul os melhores lugares são os pontos ocidentais extremos do continente. Nos EUA a observação será amplamente documentada e o Sol ainda estará a pino quando o trânsito começar. No Havaí, diversos telescópios solares já estão prontos para transmitir ao vivo o evento.



Primeiros Mistérios
Os trânsitos de Vênus chamaram a atenção mundial no século 18. Naquela época, o tamanho do Sistema Solar era um grande mistério para a ciência. Apesar das distâncias absolutas dos planetas serem conhecidas, as distâncias relativas eram incertas. Afinal, qual a distância que era preciso viajar para chegar a outros mundos? As respostas eram tão misteriosas como a natureza da matéria escura é nos dias de hoje.


Trânsito de Vênus registrado em 06 de dezembro de 1882

Para o astrônomo Edmund Halley, a chave para essa pergunta estava em Vênus. Halley compreendeu que se observasse trânsitos planetários a partir de muitas localidades diferentes poderia triangular a distância de Vênus usando simplesmente o princípio da paralaxe.
A ideia de Halley encantou os cientistas, que partiram em expedições ao redor do mundo para ver o par de trânsitos ocorrido na década de 1760. Um dos maiores exploradores da época, James Cook, foi enviado até o Taiti, um lugar tão estranho para os europeus da época como a Lua ou Marte podem parecer para nós nos dias de hoje.
Apesar dos esforços e da grande empolgação, o mau tempo, aliado à óptica primitiva dos instrumentos e a "imprecisão" natural da atmosfera de Vênus, além de outros fatores impediram que os primeiros observadores registrassem os dados necessários.
Como os trânsitos não acontecem todos os dias, os astrônomos precisaram esperar mais 100 anos até que um novo par de trânsitos e a invenção da fotografia pudessem auxiliar e no final de 1800, pela primeira vez o tamanho do Sistema Solar foi medido, exatamente como Edmund Halley tinha sugerido.



2004
Em 2004 os cientistas abandonam as medições do trânsito de Vênus por paralaxe, mesmo assim houve muito interesse no evento já que os pesquisadores tentaram medir o padrão de obscurecimento da luz solar durante a passagem do planeta na frente da estrela. O objetivo foi refinar as técnicas que são usadas até hoje na busca por planetas extrassolares.




2012 Ao Vivo
Apesar do trânsito de Vênus de 2012 não ser visível na maior parte do Brasil, você não vai precisar esperar até o ano de 2117 para observa-lo. Você poderá acompanhar o evento no conforto da sua casa aqui mesmo no ApoloChannel.

O trânsito planetário será transmitido na íntegra - ao vivo - na noite do dia 5 de junho, a partir das 19 horas. Além disso, você poderá participar de um chat em tempo real entre os usuários que estarão assistindo ao fenômeno. Melhor que isso, só se for para assistir em alguma praia paradisíaca no Taiti!

Postagem extraída do website Profecias de uma nova era e pode ser vista no link http://2012profeciasdofimdomundo.blogspot.com.br/2012/06/ao-vivo-transito-de-venus-e-espetaculo.html





OVNIs invadem o céu do Japão


 Vídeo interessante postado no Youtube mostra suposta frota de OVNIs sobrevoando o Japão, não podemos atestar a veracidade do vídeo, mas fica aí para apreciação e conclusão de todos. 


 

Fonte do vídeo: Youtube stanley2258






Chuva de meteoros na Índia é acompanhada de explosão e tremor de terra



Foto meramente ilustrativa, não relacionada ao evento.

NAGPUR: Várias bolas de foto foram vistas cruzando os céus da cidade e Akola, na Índia, na terça -feira passada (29/5). As bolas de fogo foram confirmadas como sendo uma chuva de meteoros, a qual se espalhou por uma área de mais de 200 quilômetros, de acordo com o site timesofindia.com.

Os meteoros viajaram na direção leste e alguns caíram em Katol Tehsil, no distrito de Nagpur. Esta é a primeira vez que uma chuva de meteoros é registrada em Vidarbha.

Contudo, apesar das “bolas de fogo” terem sido identificadas como meteoros cortando o céu, a explosão e o tremor de terra que acompanharam o evento ainda não foram totalmente explicados pelos cientistas. Especulações por parte de alguns alegam que a explosão poderia ter sido causada pelo efeito cumulativo de todas as peças do grande número de meteoros que cruzavam o céu naquele momento, ou até mesmo do impacto de uma grande rocha espacial em uma área não habitada.

Os cientistas também não estão certos de qualquer correlação entre os meteoros e os tremores de terra de 2.1 na escala Richter, os quais foram registrados no mesmo momento. Eles dizem que o impacto de um enorme meteoro não pode ser descartado, mas que os dois evento ocorrendo ao mesmo tempo podem ter sido uma coincidência.

n3m3

Postagem extraída do website Óvni hoje e pode ser vista no link  http://ovnihoje.com/2012/06/chuva-de-meteoros-na-india-e-acompanhada-de-explosao-e-tremor-de-terra/




Explosão Solar Criou um Misterioso Pulso na Terra




Por Gério Ganimedes


Uma explosão solar ocorrida no mês passado, fez a Terra criar um pulso energético que parecia estar respondendo a atividade solar. Em 17 de maio de 2012, após uma explosão solar, o um monitor de Neutrons que monitora nosso planeta, se iluminou em resposta à explosão gerada em nossa estrela, pela primeira vez em seis anos, apesar do fato de que era uma explosão de Classe M , ou surto moderado.


Depois de um período anormal de longo silêncio, o sol desencadeou uma tempestade solar em 17 de maio deste ano, no entanto os cientistas, estão até agora tentando entender o que aconteceu na Terra. Monitores de Neutrons localizados ao redor de todo mundo se iluminaram de forma surpreendente e misteriosa, em resposta à uma explosão de classe moderada, pela primeira vez em seis anos. O pulso de resposta, no entanto, não deveria ter acontecido e agora os cientistas estão tentando desvendar o que aconteceu, e por que o nosso planeta “pulsou” em resposta.


Pamela

De acordo com James Ryan, um astrofísico do Centro de Ciência Espacial UNH, a explosão solar foi muito inexpressiva e a EMC (Ejeção de Massa Coronal) ligada a ela teve muito pouca energia liberada. Observada opticamente, foi extremamente fraca, considerando-se outros níveis de eventos solares. Os cientistas estão agora analisando os dados usando o Satélite PAMELA, que analisa uma gama de partículas, que são estranhas e invisíveis para outras sondas ou satélites. PAMELA é uma nave espacial europeia dedicada a observar e analisar os raios vindos do espaço. Lançado em 2006 e dedicado a estudar os raios cósmicos, tem como objetivo analisar a constante e crescente atividade dos raios cósmicos e outros emitidos pela atividade solar.

Durante décadas, tem havido um forte debate sobre os complexos processos que produzem as partículas extremamente energéticas, que estão sendo registradas aqui na Terra.


Esta reação seria causada por uma onda de choque na frente de uma EMC (Ejeção de Massa Coronal) ou são as próprias partículas provenientes da explosão solar?


Ryan disse que, “O satélite PAMELA nos fornece uma ponte, que nunca existiu antes, uma ponte entre as partículas solares energéticas medidas pela sonda, e aquelas criadas no chão pelos monitores de nêutrons, como o que temos operadando aqui em Durham há décadas”.

Fonte: Daily Mail – UK
Esta postagem foi extraída do website Projeto Quartzo Azul e pode ser vista no link http://projetoquartzoazul.blogspot.com.br/2012/06/explosao-solar-criou-um-misterioso.html




Pilotos militares chilenos encontram OVNI durante operação noturna



Na quinta-feira 22 de março, um avião do Exército chileno realizava uma operação noturna perto da cidade de Copiapó. O exercício consistia no lançamento de paraquedistas a 11.000 pés, ou aproximadamente 3.352 metros de altura. Durante a operação os pilotos observaram no oeste, uma "estrela" um pouco diferente no tamanho e na cor.

"Esta observação foi feita às 22:03hs locais e os três na cabine discutiram e começaram a analisar cuidadosamente sua forma estranha. Depois de um minuto, essa suposta estrela originalmente branca ficou vermelha com tons de laranja e aumentou de tamanho duas ou três vezes, mudando a sua cor de branco para vermelho, laranja e vermelho, retornando definitivamente a ser branca amarelada ", disse o Major e piloto Militar, Rodrigo Bravo.

O piloto disse que inicialmente chamaram na frequência 128,30 do radar de Santiago, que controla a Região de Informação de Voo (FIR STGO) de Copiapó para Temuco, para verificar o tráfego na área de Atacama, com a resposta negativa.

"Ao aumentar de tamanho, nós pensamos no início, que era uma outra aeronave, obviamente maior e voando na direção oposta à nossa, mas imediatamente a frente. Com base no tipo de operação que estávamos fazendo e como é complexo ter o tráfego a frente em sentido contrário, a chamada foi feita, dada a mudança no tamanho do observado, ou seja, todo o tempo se pensava que era outra aeronave", disse o major Rodrigo Bravo, que juntamente com o investigador Juan Castillo é o autor do livro "Ufologia Aeronáutica".


Aumenta o tamanhoDepois disso, esta luz se manteve estacionária vertical ao aeródromo de Atacama a 17 milhas da posição do avião militar, no entanto, aumentou o tamanho de duas ou três vezes da primeira observação.

"Os paraquedistas foram lançados e começamos a ligar as luzes de aterrissagem, para este suposto tráfego que se encontrava imediatamente a nossa frente, para a dar a conhecer a nossa posição exata. Esta luz pulsava ampliando e reduzindo o seu tamanho, acompanhado por mudanças de cor, que variavam entre o vermelho, laranja e branco, vermelho predominando no seu contorno. Seu tamanho inicial, permitia a comparação com uma estrela, mas com o aumento do tamanho em 2 a 3 vezes, poderíamos compará-la com uma luz de aterrissagem de uma aeronave pesada ", disse Bravo.

Na segunda mudança de luz efetuada, o fenômeno ficou definitivamente vermelho, diminuiu ligeiramente de tamanho e começou a se mover para o norte em declínio e ficou novamente estacionário vertical com a cidade de Caldera. Depois disso, a luz apagou e desapareceu completamente.

Durante todo o restante do vôo, foi comentário obrigatório da tripulação. Posteriormente relataram por frequência o incidente e preencheram o relatório do Comitê de Estudo de Fenômenos Aéreos Anômalos (CEFAA) no Escritório de Operações do aeroporto do Deserto de Atacama.


EXPERIÊNCIA"Eu considero esta observação muito importante, já que eu e o major analisamos muitos casos de pilotos, mas vindo dele a observação direta, isso tem um valor especial, porque ele não só tem experiência em voo, mas também no estudo do fenômeno aéreo anômalo", disse o pesquisador, Juan Castillo.

Castillo também salientou que "como membros do CEFAA, e dadas as pautas de observação, horas de vôo e treinamento, eu sei que meu amigo fez uma observação segura, ele não daria a conhecer um fato desta natureza se não tivesse certeza do que viu, e depois de descartar uma série de fenômenos, balões, aviões e etc. Se atreveu a fazer consultas ao radar. Espero que essas conversas tenham sido gravadas, para avaliar o grau de estresse e tensão do momento ".

Finalmente, o pesquisador disse que "o objeto observado poderia constituir um eventual perigo para a operação que se estava sendo feita, já que isso distraiu o pessoal que realizava o lançamento dos paraquedistas".

Fonte: LavozDelNorte

Esta postagem foi extraída do website Realidade Oculta e pode ser vista no link http://www.realidadeoculta.org/2012/05/pilotos-militares-chilenos-encontram.html





Mais uma vez informamos que retomamos nossas atividades normais e a qualquer momento traremos mais novidades com a promessa de atualizações diárias. Muito obrigado!

Akira




Um comentário:

  1. Que bom que o blog voltou, estava sentindo falta!!!!

    ResponderExcluir