
Ao meu ver esse evento nos oferta muitas expectativas. Não pelas corporações que mais uma vez estarão lá representadas por seus chefes de Estado em defesa de seus interesses, e sim pelas organizações não governamentais e seus ativistas que sempre guardam uma carta na manga e com a força do evento conseguem ocasionar o choque de realidade necessário para se impulsionar uma obrigada e necessária mudança. E com certeza está reservado para à Rio + 20 em Junho (ver site da Cúpula dos povos).
Na Eco-92, realizada em 1992 no Rio de Janeiro, uma entidade intitulada Organização das Crianças em Defesa do Meio Ambiente, compostas de crianças canadenses entre 12 e 13 anos de idade, tiveram espaço para um pronunciamento, foram 5 minutos que calaram o mundo (que em prol das corporações não acredito mais acontecer também na Rio + 20). Veja o Vídeo do acontecido.
Prevendo certamente uma cena como essa se repetindo, diversas entidades que deveriam ter sido convidadas à participar da Rio + 20 simplesmente não foram. Para contornar isso foi elaborada A Cúpula dos Povos, que será um evento que ocorrerá paralelamente à Conferência das Nações Unidas sobre Desenvolvimento Sustentável, a Cúpula dos Povos reunirá organizações, redes e movimentos sociais de diversos países em torno de pautas que discutirão os problemas causados pela sistêmica crise econômica, social e ambiental. A primeira fase de inscrições de atividades já estão abertas e vão até o dia 20 de abril.
Lembrem-se que este é um tema de interesse pessoal de todos, e está mais do que na hora de nós brasileiros e mundo não deixarmos que imagens como a do vídeo acima se perder nos arquivos da história. Não esperemos que alguém faça por nós, sejamos criativos, inteligentes e principalmente interessados. Aceitemos esse desafio.
Por Akira
Nenhum comentário:
Postar um comentário